sexta-feira, 17 de junho de 2011

Atividade 2.3 - Conceituando hipertextos


Hipertexto é um termo cunhado por Theodor Nelson nos anos 1960, hipertexto, refere-se a uma forma de texto digital, uma tecnologia radicalmente nova e uma modalidade de publicação. "Por hipertexto, eu quero me referir a uma escrita não sequencial - texto que se ramifica permitindo alternativas ao leitor; melhor lido em uma tela interativa. Popularmente concebido como uma série de pedaços de texto conectados por links que oferecem ao leitor diferentes caminhos." (T. Nelson) Estes blocos de texto que interligados formam o hipertexto são denominados lexias, por Barthes em sua nova textualidade. Hipermídia estende o conceito de hipertexto para além dos blocos de texto, permitindo conexões entre estes e imagens, vídeos, sons, etc. Landow prefere usar apenas o termo hipertexto, com este sentido mais amplo de blocos de informação verbal e não-verbal interconectados entre si.
De acordo com a página do Wikipédia, hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
A utilização de hipertextos permite que a busca seja feita de maneira mais rápida, fácil e atrativa. Sendo assim, o hipertexto proporciona uma maior interação entre o leitor com os diversos textos num curto espaço de tempo.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário